serrote 46
Edição especial de 15 anos da revista de ensaios do Instituto Moreira Salles traz textos de Alejandro Zambra, Hilton Als e Djaimilia Pereira de Almeida, livro de Roland Barthes ilustrado por Saul Steinberg, e muito mais
Compre a revista na Loja do IMS
CARTA DO EDITOR
Há 15 anos a serrote insiste no arrojo de especulação, próprio do ensaio, como valor privilegiado do debate intelectual. Entre clássicos e novíssimos, estreantes e consagrados, brasileiros e estrangeiros, temos navegado por latitudes pouco usuais.
É, portanto, a pluralidade que esta edição de aniversário comemora ao publicar, pela primeira vez na concepção original, com os desenhos, a estupenda leitura que Roland Barthes faz de Saul Steinberg.
O ensaio como exercício de admiração também ecoa no retrato de Prince por Hilton Als, um dos mais originais críticos culturais em atividade.
Em “A condição sem nome”, Djaimilia Pereira de Almeida, cuja trajetória é para nós inseparável da revista, nutre com memórias familiares uma contundente análise sobre a ideia de “mulata”.
Unindo ousadia especulativa e formal, Alejandro Zambra e Andrés Braithwaite fazem de “Um conto de Natal” uma comovente reflexão sobre a amizade e a relação entre escritor e editor.
Os conceitos de “pretagogia” e “desapropriação” da escrita, explorados por Andréa Hygino e Cristina Rivera Garza, apontam na arte e na literatura caminhos virtualmente inexplorados e roteiros longe do previsível, uns e outros essenciais para traçar nosso percurso até aqui. (Paulo Roberto Pires)
*
SUMÁRIO
ESCRITA E EDIÇÃO
Alejandro Zambra e Andrés Braithwaite
Um conto de Natal
No inverno de 2002 tive a sorte de conhecer David Tightwad, que em seguida se tornaria meu editor. Ele me ofereceu trabalho e de imediato senti que o mundo se transformava em um lugar apaixonante.
IDENTIDADE
Djaimilia Pereira de Almeida
A condição sem nome
Estará o problema não na palavra “mulata”, que abomino, mas no facto de que não há lugar no mundo para a (minha) raça ambígua?
PRINCE
Hilton Als
Minha pinup
Uma ode a Prince
CONCURSO SERROTE
Douglas Santana Ariston Sacramento / Lidia Lisbôa
Apontamentos para costurar mortalhas
A literatura negra tece o manto para as vítimas do genocídio no Brasil
LITERATURA
Cristina Rivera Garza / Rodrigo Cass
Desapropriação para principiantes
Reencontrar a origem plural da escrita é expor os mecanismos de transferência desigual do trabalho com a linguagem, da experiência coletiva para a apropriação do autor
ENSAIO VISUAL
Thiago Rocha Pitta
O suplício de Cabral
CONCURSO SERROTE
kulumym-açu
Era possível anoitecer como velhim e acordar como curumim
ARTE E EDUCAÇÃO
Andréa Hygino / Alisson Damasceno
Pretagogias
A cadeira, o Levante, a ginga
ENSAIO PESSOAL
Elvia Bezerra / Vivian Caccuri
Traga meus óculos de ouvir
Elemento romântico na memória, estigma ou pânico, variadas experiências de surdez intrigam neurologia e marcam música e poesia
ENSAIO
Roland Barthes / Saul Steinberg
All Except You
Todas as personagens de Steinberg se parecem com alguém que eu conheço, mas de cujo nome não me lembro
2 respostas para serrote 46