Abrindo cabeças

Abrindo cabeças

 

Nos dias 21 e 22 de abril o IMS Paulista abrigou a mais recente edição do Festival serrote, com um fim de semana repleto de conversas com escritores, jornalistas, pesquisadores e críticos sobre literatura, arte, política e sociedade.

Além de transmitidas ao vivo pela internet, as mesas foram gravadas e podem ser assistidas na íntegra abaixo. A exceção é o evento serrote ao vivo, que não foi transmitido nem gravado por escolha dos organizadores.

 


No calor da hora: ensaio e política

Conversa com Angela Alonso e Bernardo Mello Franco. Mediação de Conrado Corsalette

Uma socióloga que colabora regularmente com a imprensa e um jornalista que prepara um livro sobre a política brasileira conversam sobre o desafio de registrar e interpretar, a quente, a turbulenta realidade nacional.


Fome de realidade

Encontro com Martín Caparrós. Mediação de Paulo Werneck

Um dos mais celebrados cronistas latino-americanos da atualidade apresenta sua obra, na qual se mesclam reportagem de fôlego, ambição literária e relatos de grandes viagens pela Argentina e pelo mundo.


O ensaio e a cidade

Conversa com Francesco Perrotta-Bosch e Raquel Rolnik. Mediação de Leão Serva

Um arquiteto dedicado à reflexão sobre o espaço público e uma urbanista engajada no debate sobre políticas para habitação discutem os conflitos e as contradições das metrópoles brasileiras.


Corpos políticos

Encontro com Gabriela Wiener. Mediação de Fernanda Mena

Dona de uma voz singular, que parte da experiência pessoal para tocar em questões sociais candentes, a escritora peruana fala dos temas que investiga em sua obra, do sexo à maternidade, do preconceito às lutas feministas.


A arte do ensaio pessoal

Encontro com Phillip Lopate. Mediação de Flávio Moura

Um encontro com o escritor americano que é um dos mais celebrados praticantes e teóricos do ensaio pessoal, autor de clássicos do gênero como “A solteirice” e “Contra a joie de vivre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *